sex., 28 de set. | Academia Passo-Fundense de Letras

Alinhamento Estratégico de Projetos - Aplicação do Modelo PSACanvas

Este é um workshop em que os participantes colocam em prática, a partir de informações de uma empresa fictícia, a proposição, seleção e priorização de projetos para compor o portfólio da organização, aplicando para tanto o método e modelo PSACanvas.
A inscrição está fechada
Alinhamento Estratégico de Projetos - Aplicação do Modelo PSACanvas

Horário e local

28 de set. de 2018 19:00 – 23:00
Academia Passo-Fundense de Letras, Av. Brasil Oeste, 792 - Centro, Passo Fundo - RS, 99010-001, Brasil

Sobre o evento

“Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que nunca deveria ser feito.” (Peter Drucker)

O processo de seleção e priorização de projetos para compor o portfólio da organização deve considerar o nível de alinhamento dos projetos com os objetivos e as estratégias definidas pela organização em seu planejamento estratégico, de forma a otimizar a alocação e uso dos recursos organizacionais em iniciativas que potencializem o atingimento de seus objetivos estratégicos.

Pesquisas realizadas mundialmente mostram que organizações de alta performance em projetos têm, entre suas características, os projetos alinhados às suas estratégias.

O PSACanvas - Project Strategic Alignment Canvas - é uma ferramenta de apoio à organização para a seleção e priorização colaborativa de projetos com base em múltiplos critérios de seleção, tendo como principal deles o alinhamento com os seus objetivos estratégicos. Ele possibilita a simulação de diferentes opções de conjuntos de projetos para compor o portfólio organizacional, e a escolha do melhor conjunto, respeitados os critérios de seleção e priorização e a disponibilidade dos recursos restritos da organização.

Este é um workshop em que os participantes colocam em prática, a partir de informações de uma empresa fictícia, a proposição, seleção e priorização de projetos para compor o portfólio da organização, aplicando para tanto o método e modelo PSACanvas.

As atividades práticas incluem:

* Proposição de projetos;

* Priorização dos projetos pelo alinhamento estratégico e outros critérios de seleção e priorização;

* Seleção do melhor conjunto de projetos para compor o portfólio da organização, considerando a prioridade dos projetos e as restrições de recursos organizacionais.

Facilitador

Adilson Pize

CEO e consultor da Excellence, professor, escritor e palestrante.

É professor convidado em diversos cursos de MBA, Pós-Graduação e Pós-MBA em instituições como PUC-RS, UNISINOS, UCS, UNISC, UNIVATES, IMED, Faculdades Senac RS e SC, FAE, UNIT, Unilasalle, FAMETRO, UNIFEBE, Sustentare Escola de Negócios, entre outras instituições).

Tem graduação em Processamento de Dados e Pós-Graduação em Qualidade Total e Reengenharia de Processos, além de possuir as certificações PMP, PMO-CC, CBPP, CSM e ITIL Foundations.

É formado no programa internacional de capacitação em liderança “PMI Leadership Institute Master Class”, turma 2013.

Acumula experiência de aproximadamente 30 anos nas áreas de Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação, atuando principalmente com: gerenciamento de projetos, gerenciamento de processos de negócio (BPM), gestão pela qualidade total, implementação de processos e metodologias, implantação de escritórios de projetos, processos e da qualidade, planejamento estratégico, balanced scorecard (BSC), governança de TI e gerenciamento de serviços.

Criador dos modelos SPCanvas (Strategic Planning Canvas) e PSACanvas (Project Strategic Alignment Canvas), para o desenvolvimento interativo e colaborativo de planejamento estratégico e alinhamento estratégico de projetos.

Autor do livro Planejamento Estratégico e Alinhamento Estratégico de Projetos, um guia prático de aplicação dos modelos criados pelo autor.

Filiado ao PMI® desde 2001 e voluntário desde 2003, foi diretor da Seção Rio Grande do Sul (PMI-RS) entre jan/2005 e dez/2012, ocupando quatro diferentes diretorias.

Foi membro do PMI Technology Member Advisory Group (TechMAG), junto ao PMI Global, entre jan/2014 e dez/2016.

Associado da ABPMP®, foi voluntário na tradução para o português da 3ª edição do Guia BPM CBOK®.

Também foi voluntário do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), atuando como Coordenador de Avaliação do Comitê Setorial de Informática, e foi Diretor de Projetos da SUCESU-RS na gestão 2014-2015.

Ocupou a posição de Presidente do Rotary Club Caxias do Sul nas Gestões 2014-2015 e 2015-2016.

Algumas das atividades voluntárias atuais incluem:

- Membro do Conselho Consultivo do PMI-RS.

- Coordenador Geral do Grupo de Usuários em Gerenciamento de Projetos da SUCESU-RS - GUGP.

- Membro da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Projetos, Programas e Portfólio (ABNT/CEE-93) junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O Currículo Lattes completo pode ser acessado em: http://lattes.cnpq.br/4612965068158490

A inscrição está fechada

Compartilhe esse evento