Caxias do Sul, RS, Brazil - canvasworldbr@gmail.com - +55 (54) 99972-9753

logotipo excellence modelo 1 - 160x19.pn
Logotipo - Adilson Pize fundo branco.jpg
PMO Design Canvas

PMO Design Canvas by Victor Pestana

"Não existe certo ou errado em PMOs. Existe apenas aquilo que você precisa fazer para que o valor do seu PMO seja reconhecido."                   

Américo Pinto

Segundo Américo Pinto, chairman da PMO Global Alliance, seguir tipos pré-estabelecidos de PMO é um caminho curto para o fracasso, uma vez que um PMO de sucesso é aquele que é suficientemente flexível para adaptar-se às necessidades de suas partes interessadas, entregando o valor esperado por elas.

Então o entendimento dos benefícios esperados pelas partes interessadas, e a partir deles a correta definição das funções que serão assumidas pelo PMO é fator crítico de sucesso para a sua implantação e perenidade.

O PMO Design Canvas foi criado por Victor Pestana (ver perfil no LinkedIn) como uma ferramenta didática para concepção do mix de funções a ser desempenhado por um Escritório de Gerenciamento de Projetos (Project Management Office - PMO) a ser implantado ou para revisão das funções de um PMO já existente.

Foi elaborado com total alinhamento ao PMO Value Ring, uma metodologia internacional desenvolvida com a participação de líderes de PMOs experientes que prevê oito passos para implantação, avaliação e reposicionamento de PMOs.

Mais informações em: www.pmovaluering.com

O propósito é contribuir de forma mais dinâmica, visual e participativa para definição dos passos 1 (coletar expectativas e identificar funções) e 2 (equilibrar o mix de funções) do PMO Value Ring, reforçando o conceito de que o mix de funções é consequência dos benefícios esperados pelas partes interessadas do PMO, e não o contrário.

Seu uso é direcionado para abordagem em sala de aula, mas também pode ser usado para sensibilização do tema em situações reais.

Entretanto, para aplicação prática mais completa, recomenda-se o uso da ferramenta PMO Value Ring por já trazer as recomendações de melhor alinhamento entre benefícios e funções, conforme base de dados construída com a participação de líderes de PMOs experientes.

Defina o conjunto de funções para o

Escritório de Gerenciamento de Projetos

(Project Management Office - PMO)

Entregue em sua organização o valor esperado pelas partes interessadas.

Forma de aplicação sugerida para uso em sala de aula

1) Escolha do PMO para aplicação

Divididos em grupos de 5 a 7 pessoas, é preciso definir qual PMO será utilizado como case para o exercício e o Gestor do PMO, que fará a mediação do grupo durante a dinâmica. Recomenda-se uma dinâmica de planejamento estratégico e/ou de gestão de portfólio antes (se houver, manter os mesmos grupos e case para aplicação).

Download

Please reload

Imprima o PMO Design Canvas no tamanho A0

2) Mapeamento das expectativas de benefícios

Cada grupo fará o papel de partes interessadas do PMO de outro grupo para definição dos benefícios esperados, trocando os canvas sob orientação do responsável pela dinâmica.

Devem escolher ao menos 5 benefícios dos 30 benefícios potenciais de um PMO, conforme metodologia do PMO Value Ring.

3) Equilíbrio do mix de funções

Cada grupo fará a seleção das funções que melhor atendam aos benefícios definidos pelas partes interessadas.

Devem escolher ao menos 5 funções das 26 funções potenciais de um PMO, conforme metodologia do PMO Value Ring.

Em seguida, o grupo deve avaliar o grau de contribuição de cada função para o alcance de cada benefício (aderência aos benefícios). Podem ser usados percentuais ou pontuações.

Não é preciso somar 100% ou alguma pontuação máxima, pois o importante é o valor médio de aderência de cada função e o ordenamento (1º para a função com maior média e última colocação para a de menor média).

Com as funções ordenadas, o grupo deve debater se a aderência aos benefícios se confirmou. Caso contrário, algumas funções podem ser substituídas por outras, contanto que se confirme maior aderência.

4) Avaliação e debate

No fim, os grupos que fizeram o papel de partes interessadas avaliam se as funções definidas pela equipe do PMO em questão atendem às suas expectativas.

É importante ressaltar que a ferramenta do PMO Value Ring já faz as recomendações das funções.

 

Mas, apesar disso, colocar os participantes da dinâmica para tirarem suas próprias conclusões sobre o grau de contribuição de cada função para cada benefício esperado é um processo que traz muito aprendizado e alinhamento.