Selecione idioma / Select language:
Workshop
Planejamento Estratégico
Aplicação do Modelo
“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes.”
Peter Drucker
O planejamento estratégico é um processo gerencial de grande importância e fator crítico de sucesso para organizações de todos os portes e setores.
O desenvolvimento do planejamento estratégico não é um exercício de adivinhação do futuro, mas sim um processo colaborativo, envolvendo o maior número possível de partes interessadas (acionistas, proprietários, executivos, colaboradores de diferentes áreas e níveis na organização, parceiros, etc.), através do qual definem-se os objetivos da organização e traçam-se os caminhos pelos quais a organização os atingirá.
Um bom planejamento impulsiona a organização na direção correta, auxiliando-a a antecipar-se às ameaças, aproveitar oportunidades e realizar as melhorias necessárias ao seu crescimento contínuo e sustentado.
Senso de propósito, engajamento das partes interessadas, e fortalecimento do espírito de equipe proporcionados pelo planejamento estratégico alavancam melhores resultados organizacionais.
Porém, obter o envolvimento das partes interessadas de uma forma eficiente no desenvolvimento do planejamento estratégico nem sempre é uma missão fácil para as organizações.
O modelo SPCanvas - Strategic Planning Canvas – é uma ferramenta interativa e colaborativa de apoio ao desenvolvimento do planejamento estratégico, envolvendo efetivamente as partes interessadas ao longo de todo o processo.
O SPCanvas é também uma ferramenta de comunicação para divulgação do planejamento estratégico em toda a organização.
Este é um workshop em que os participantes colocam em prática, a partir de informações de uma empresa fictícia, o desenvolvimento colaborativo de um planejamento estratégico e propõem projetos, aplicando para tanto o método e modelo SPCanvas.
As atividades práticas incluem:
-
Análise do ambiente interno e externo da organização;
-
Definição dos objetivos estratégicos;
-
Desdobramento/definição de estratégias a ser adotadas para atingir os objetivos estratégicos;
-
Proposição de projetos alinhados às estratégias.
Carga-horária
4 horas
Público-alvo
Diretores, gerentes e executivos em geral de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, gerentes de portfólio, programas e projetos, gerentes e colaboradores de escritórios de projetos e processos, estudantes e interessados em geral em planejamento estratégico.
Quantidade mínima de participantes
8 participantes