top of page

Workshop

Planejamento Estratégico

Aplicação do Modelo

logotipo spcanvas.png
aplic-02-01 - 320x240.jpg

“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes.”

​

Peter Drucker

O planejamento estratégico é um processo gerencial de grande importância e fator crítico de sucesso para organizações de todos os portes e setores.

​

O desenvolvimento do planejamento estratégico não é um exercício de adivinhação do futuro, mas sim um processo colaborativo, envolvendo o maior número possível de partes interessadas (acionistas, proprietários, executivos, colaboradores de diferentes áreas e níveis na organização, parceiros, etc.), através do qual definem-se os objetivos da organização e traçam-se os caminhos pelos quais a organização os atingirá.

 

Um bom planejamento impulsiona a organização na direção correta, auxiliando-a a antecipar-se às ameaças, aproveitar oportunidades e realizar as melhorias necessárias ao seu crescimento contínuo e sustentado.

 

Senso de propósito, engajamento das partes interessadas, e fortalecimento do espírito de equipe proporcionados pelo planejamento estratégico alavancam melhores resultados organizacionais.

 

Porém, obter o envolvimento das partes interessadas de uma forma eficiente no desenvolvimento do planejamento estratégico nem sempre é uma missão fácil para as organizações.

 

O modelo SPCanvas - Strategic Planning Canvas – é uma ferramenta interativa e colaborativa de apoio ao desenvolvimento do planejamento estratégico, envolvendo efetivamente as partes interessadas ao longo de todo o processo.

 

O SPCanvas é também uma ferramenta de comunicação para divulgação do planejamento estratégico em toda a organização.

Este é um workshop em que os participantes colocam em prática, a partir de informações de uma empresa fictícia, o desenvolvimento colaborativo de um planejamento estratégico e propõem projetos, aplicando para tanto o método e modelo SPCanvas.

 

As atividades práticas incluem:

  • Análise do ambiente interno e externo da organização;

  • Definição dos objetivos estratégicos;

  • Desdobramento/definição de estratégias a ser adotadas para atingir os objetivos estratégicos;

  • Proposição de projetos alinhados às estratégias.

Carga-horária

4 horas

​

Público-alvo

Diretores, gerentes e executivos em geral de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, gerentes de portfólio, programas e projetos, gerentes e colaboradores de escritórios de projetos e processos, estudantes e interessados em geral em planejamento estratégico.

​

Quantidade mínima de participantes

8 participantes

bottom of page